Kulhavy VENCE ETAPA DA COPA DO MUNDO DE MTB NA SUÍÇA
Esperanças suíças de vitória em casa foram frustradas no domingo, no Round 3 da série Cross-country da Montanha Copa do Mundo de bicicletas UCI apresentado pela Shimano em Lenzerheide, quando Gunn-Rita Dahle Flesjaa (Multivan Merida) e Jaroslav Kulhavy (Specialized) tomou vitórias nas mulheres e dos homens da elite categorias.Jolanda Neff (Stoeckli) continua a liderar classificação geral das mulheres, empatado com Dahle Flesjaa, enquanto Kulhavy recupera a liderança dos homens com sua segunda vitória da série.
O clima quente que cobriu Lenzerheide toda a semana continuou durante o cross-country, superando 30 graus Celcius e para fazer, condições de poeira seca. Combinado com a altitude 1.500 metros ea pista técnica, os pilotos enfrentaram algumas das condições mais difíceis da temporada.
Neff, que usa Lenzerheide como base de treinamento, era o favorito para as mulheres após duas vitórias consecutivas nas rodadas de abertura, e ela não decepcionou os milhares de fãs suíços, ao atacar na primeira subida e abrindo uma lacuna no recém-coroado Marathon campeão mundial Dahle Flesjaa e campeão mundial Catharine Pendrel (Luna).
No entanto, dentro de meia volta os dois caçadores haviam apanhado e caiu dela, com Neff caindo para fora do top-10 e claramente lutando com as condições. O campeão Jogos Europeus admitiu mais tarde que ela pode ter saído demasiado duro e pagou o preço.
Na frente, Dahle Flesjaa e Pendrel montou juntos até à quarta volta da corrida de seis voltas, quando Pendrel deslizou para fora em um canto solto, permitindo que o norueguês para abrir uma lacuna. Dahle Flesjaa partiu para conquistá-la Copa do Mundo de 29; um número recorde de mulheres e movendo-a à frente da estrela americana da década de 1990, Juliana Furtado.
Atrás, Pendrel nunca pareceu recuperar o ritmo depois de seu deslize e acabou por ser ultrapassado por segundo pelo campeão americano Lea Davison (Specialized). Neff conseguiu recuperar a tomar em quarto atrás Pendrel.
"Esta vitória significa muito", revelou Dahle Flesjaa. "Dedico esta vitória 29 para o meu treinador, o meu melhor amigo e meu marido, Kenneth. Hoje nós dois tivemos um dia incrível, nós sabia que estava em boa forma depois de uma semana difícil recuperar dos Marathon [] Worlds. Este é apenas um dia inacreditável para nós dois ".
"Normalmente, eu não estou muito afetada pelo calor e eu tentei beber tanto quanto possível, mas hoje não foi assim muito minhas pernas como meus pulmões que tiveram a dor. Então eu tive que assistir o meu ritmo e não exagere -lo, porque as pernas queria mais, em seguida, a cabeça e os pulmões poderia dar ".
Neff e Dahle Flesjaa estão empatados no topo da classificação geral com 650 pontos cada, mas Neff mantém o jersey em virtude de mais vitórias. Pendrel permanece em terceiro com 470 pontos, seguido por Davison, que salta para a quarta posição de oitavo lugar, com 420 pontos.
Corrida dos homens era esperado para ser uma batalha de três vias entre Kulhavy, vencedor da rodada de abertura, líder da Copa do Mundo e Round 2 Julien Absalon vencedor (BMC) e Swiss favorito Nino Schurter (Scott-Odlo).
Essa foi a maneira que inicialmente jogado fora, com Schurter recebendo seu rápido início de costume e os outros dois em ponte até ele. Florian Vogel (Foco XC) e Mathias Fluckiger (Stoeckli) também estavam no grupo da frente após a primeira volta, mas depois Schurter atacado novamente, deixando cair Fluckiger do grupo, e Vogel caiu, deixando apenas três na frente.
Kulhavy e Schurter estavam fazendo a pacemaking, com Absalon perdendo terreno nas descidas, mas fazendo muito do que para trás nas subidas. No entanto, o líder e campeão mundial da Copa do Mundo foi gradualmente perdendo alguns segundos a cada volta, e parecia que ele teria de contentar com o terceiro, até Lap 6, quando ambos Absalon e Schurter tinha apartamentos de roda traseiros.
Absalon sofreu sua punção na ponta do curso da zona de tecnologia, soltando-o a 12 antes que ele era capaz de conseguir uma mudança roda. Plano de Schurter foi pouco antes da zona de tecnologia, e ele foi 17 segundo para baixo até o final da volta depois de uma mudança rápida, mas não conseguiu recuperar o terreno sobre o campeão olímpico de 2012 e, de facto, tempo perdido durante as restantes duas voltas para terminar 33 segundo de volta para o seu terceiro lugar segundo resultado consecutivo.
Ondrej Cink (Multivan Merida), o campeão de 2012 Under-23 do mundo, tinha apanhado Absalon assim como ele amassou e ficou em terceiro, à frente de Fluckiger e Maxime Marotte (BH-SR Suntour-KMC). Absalon conseguiu recuperar a nona.
"Quando Nino bemol Eu apenas mantive o meu tempo", explicou Kulhavy. "Não foi tão bom para os espectadores, com Nino estar em casa aqui, de modo que era muito ruim, mas eu estou realmente satisfeito com meu desempenho aqui, porque foi uma corrida muito difícil com nenhum lugar para descansar. Eu tinha um realmente mau ano na temporada passada, mas eu estou no topo novamente, eu sou saudável, e é realmente ótimo. "
Com a sua segunda vitória, Kulhavy se move de volta para a camisa de líder com 660 pontos. Schurter permanece em segundo lugar com 600 pontos e Absalon cai para terceiro lugar, com 510 pontos.
A única vitória suíça do dia foi na raça dos Sub-23 masculino, por Lars Forster (Wheeler-IXS), que assumiu a segunda vitória do ano e recupera a liderança na classificação geral do espanhol Pablo Rodriguez com 240 pontos para 200 . A competição celebrado com corrida de Sub-23 as mulheres, ganhou pelo campeão sueco Jenny Rissveds (Scott-Odlo), que a levou terceira vitória consecutiva. Rissveds tem uma pontuação perfeita de 270 pontos, 110 na frente do segundo colocado Alessandra Keller (Strueby-Bixs).
A Montanha da Copa do Mundo de bicicletas UCI apresentou agora se move para a América do Norte por duas rodadas, começando com Mont-Ste-Anne, no Canadá, em quatro semanas.