Ciclovias
Uma via ciclável é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas. Há vários tipos de vias cicláveis, dependendo da segregação entre ela e a via de tráfego de automóveis:
tráfego compartilhado: não há nenhuma delimitação entre as faixas para automóveis ou bicicletas, a faixa é somente alargada de forma a permitir o trânsito de ambos os veículos.
ciclofaixa:é uma faixa das vias de tráfego, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e na maioria das vezes ao lado direito em mão única. Normalmente, nestas circunstâncias, a circulação de bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, havendo somente uma faixa ou um separador físico, como blocos de concreto, entre si.
ciclovia: é segregada fisicamente do tráfego automóvel. Podem ser unidireccionais (um só sentido) ou bidireccionais (dois sentidos) e são regra geral adjacentes a vias de circulação automóvel ou em corredores verdes independentes da rede viária.
História
A prefeitura de Paris criou, em 1862, caminhos especiais nos parques para os velocípedes para não se misturarem com as charretes e carroças, dando assim origem às primeiras ciclovias.
A construção de pistas cicláveis massificou-se durante o programa de autobahns no Nacional Socialismo Alemão nos anos 1930 do século XX, com a intenção de retirar as bicicletas das rede viária, que impediam os automóveis, que começavam a ser produzidos pela indústria automóvel, de atingir as velocidades desejadas.
Estradas (vias arteriais ou rurais)
Dados de acidentes registrados pela polícia do Reino Unido indicam que em vias sem cruzamentos (vias arteriais ou interurbanas), 17% dos acidentes foram provocados por colisão traseira. A taxa de mortalidade aumenta com o limite de velocidade da estrada: 5% em estradas onde o limite é 50 km/h, 12% em 64 km/h, 21% em 100 km/h e 31% em 110 km/h.[12]
O uso de espaços segregados para ciclistas em vias arteriais ou interurbanas parece estar associado à redução do risco de acidentes. Na Irlanda, a instalação de grandes acostamentos nas vias interurbanas na década de 1970 resultou num decréscimo de 50% de acidentes com ciclistas.[13] Foi reportado que os Holandeses também encontraram que vias segregadas para bicicletas levaram a uma redução de colisões no meio rural
As 11 cidades bicicleta amigável "do mundo
São as cidades que lhe fazem tão fácil fazer uma turnê em duas rodas. Un modo estupendo de acercarse a una ciudad, al mismo tiempo que se hace algo de ejercicio. Uma ótima maneira de se aproximar de uma cidade, ao mesmo tempo fazer algum exercício. Puedes ir a tu ritmo, parar donde te apetezca, es ecológico, es más rápido que pasear para las distancias largas en grandes ciudades y te permite sentir las calles de la ciudad mucho más cercanas que si te mueves dentro de un vehículo a motor. Você pode ir ao seu ritmo, parar onde quiser, é amiga do ambiente, é mais rápido a andar por longas distâncias nas grandes cidades e permite que você sinta as ruas da cidade mais próxima do que se mover dentro de um veículo a motor.
Aunque no siempre resulta fácil recorrer una ciudad en bicicleta. Embora nem sempre seja fácil de se locomover de uma cidade de bicicleta. Ciudades sin carriles bici, sin lugares donde aparcarlas, sin opciones para alquilarlas o para cogerlas prestadas, sin vagones especiales en trenes o metro para transportarlas… Muchas son las ciudades que se van sumando a este medio de transporte, aunque aún queda mucho por recorrer. Cidades sem ciclovias, há lugares para estacionar, sem opções para alugar ou pedir emprestado para levá-los sem vagões especiais para transporte ou metrô ... Existem muitas cidades que são adicionados a este meio de transporte, embora ainda haja muito a ser feito.
Al contrario de lo que pudiera parecer, y como muestra la fotografía, correspondiente a Ámsterdam , no todas las ciudades están situadas en países con un clima excelente. Ao contrário do que possa parecer, como mostrado na foto, o que corresponde a Amesterdão, nem todas as cidades estão localizadas em países com um clima excelente. La nieve no parece acobradar a los más bici-friendly . A neve não parecem acobradar mais moto-friendly. Sin embargo, en un país como España deberíamos apostar más por este medio de transporte, ya que el clima es un punto muy a favor . No entanto, num país como a Espanha deve apostar mais sobre este transporte, pois o clima é muito favorável. Sólo Barcelona tiene el honor de aparecer en el listado. Apenas Barcelona tem a honra de figurar na lista. Éstas son las 11 ciudades que mejor te lo ponen para pasearlas en bici: Estas são as 11 melhores cidades para pasearlas você colocá-lo na moto:
•Amsterdam, en Holanda. Amsterdã, Holanda. Más del 40% de los movimientos de tráfico se realizan en bicicleta en esta capital. Mais de 40% dos movimentos de tráfego de bicicletas em Pequim.
•Portland, en Oregón, EEUU, también cuenta con una amplia tradición ciclista en sus calles. Portland, Oregon, nos EUA, também tem uma longa tradição do ciclismo em suas ruas.
•Copenhague, en Dinamarca, tampoco pone como excusa el frío para coger la bici. Copenhague, na Dinamarca, nem o frio como desculpa para levar a moto.
•Boulder, en Colorado, EEUU, impulsa programas públicos y cursillos para promocionar el uso de la bici. Boulder, Colorado, EUA, promove programas públicos e workshops para promover o uso da bicicleta.
•Davis, en California, EEUU: la ciudad, de 65.000 habitantes, cuenta con más de 160 kilómetros de carriles bici. Davis, Califórnia, EUA: a cidade de 65 mil, tem mais de 160 quilômetros de ciclovias.
•Sandnes, en Noruega, ciudad piloto para un programa guberamental que pretendía reducir el tráfico a motor en el país. Sandnes, Noruega, piloto da cidade guberamental um programa que visa reduzir a circulação automóvel no país. Lo consiguieron. Eles tiveram sucesso.
•Trondheim, también en Noruega. Trondheim, Noruega também. Esta ciudad cuenta con el honor de haber instalado la primera rampa mecánica para subir en bici del mundo. Esta cidade tem a honra de ter instalado a primeira rampa mecânica para subir de bicicleta no mundo. Ni las pendientes inclinadas pueden con las ganas de ir a dos ruedas. Ou encostas íngremes pode com o desejo de ir em duas rodas.
•San Francisco, en EEUU. San Francisco, EUA.
•Berlín, en Alemania. Berlim, Alemanha.
•Barcelona, en España. Barcelona, Espanha.
•Basilea, en Suiza. Basileia, Suíça.
Veja esse exemplo do pessoal da cidade de Porto Alegre
Projeto de lei de Iniciativa Popular de Incentivo ao Transporte Coletivo e de Propulsão Humana
dezembro 13, 2010 in Uncategorized
Tags: Bicicleta, Ciclofaixa, Ciclovias, mobilidade urbana, Políticas de Mobilidade, Projeto de lei de Iniciativa Popular de Incentivo ao Transporte Coletivo e de Propulsão Humana, Propulsão Humana, transporte coletivo
A todos e todas que se interessam por uma mobilidade urbana mais justa, menos poluente…
Projeto de lei de Iniciativa Popular de Incentivo ao Transporte Coletivo e de Propulsão Humana
Amigas e amigos,
O trânsito em Porto Alegre está caótico, o transporte público deixa muito a desejar e falta segurança e estrutura para quem usa a bicicleta como meio de transporte. Por isso pedimos a todos que moram e votam em Porto Alegre assinem Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Incentivo ao Transporte Coletivo e de Propulsão Humana.
http://www.petitiononline.com/PITCEPH/petition.html (quem assinou a versão escrita, não assine a versão online! E vice-versa.)
Através dele queremos forçar a Prefeitura de Porto Alegre a investir mais nesses modais, o que acreditamos que com a melhoria do transporte público e segurança para quem usa a bicicleta como meio de transporte podemos tornar nossa cidade mais agradável, com menos violência no trânsito, menos poluição sonora e atmosférica, menos congestionamentos, enfim, uma cidade mais humana, mais divertida e habitável.
fonte:http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/2010/12/13/projeto-de-lei-de-iniciativa-popular-de-incentivo-ao-transporte-coletivo-e-de-propulsao-humana/
Se você acha possivél fazer uma Ciclo Via no anel Viária do SJC no Fundo do Vale deixe seu comentário suas ideias, e vamos usar as bicicletas que estão lá no fundo da garagem pois mais bicicletas mais ciclovias agora quanto mais carros mais vias, veja alguns beneficios da bicicleta.
Benefícios da bicicleta para a saúde.A utilização das bicicletas como meio de transporte é cada vez mais recomendada, não só pelos que se preocupam com questões de mobilidade e meio ambiente, mas também por médicos - que veêm o transporte em bicicletas como uma grande oportunidade para as pessoas realizarem o mínimo de exercícios físicos diários requerido para a manutenção da saúde.
Benefícios da bicicleta para a saúde
•50% de redução no risco de desenvolver doenças cardíacas coronárias;
•50% de redução no risco de desenvolver diabete adulta;
•50% de redução no risco de se tornar obeso;
•30% de redução no risco de desenvolver hipertensão;
•Declínio de 10/8mm Hg na pressão sangüínea em assuntos de hipertensão (um efeito similar àquele obtido por drogas anti-hipertensão);
•Redução da osteoporose;
•Alívio dos sintomas de depressão e ansiedade;
•Prevenção de quedas na terceira idade;
•Estímulo aos músculos das vétebras dorsais (costas), coxas e glúteos;
•Estímulo ao sistema imunitário e aumento do número de glóbulos brancos;
•Diminuição do mau colesterol e da obesidade;
•Terapia para depressão, estresse, violência, déficit de atenção e ansiedade.
Deixe seu comentario, e suas ideias junte grupos para ir ao trabalho leve ideias a sua empresa e se precisar da gente estamos aqui.
Pedalavalle Por um Valle do Paraiba Ciclo Viàvel
Uma via ciclável é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas. Há vários tipos de vias cicláveis, dependendo da segregação entre ela e a via de tráfego de automóveis:
tráfego compartilhado: não há nenhuma delimitação entre as faixas para automóveis ou bicicletas, a faixa é somente alargada de forma a permitir o trânsito de ambos os veículos.
ciclofaixa:é uma faixa das vias de tráfego, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e na maioria das vezes ao lado direito em mão única. Normalmente, nestas circunstâncias, a circulação de bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, havendo somente uma faixa ou um separador físico, como blocos de concreto, entre si.
ciclovia: é segregada fisicamente do tráfego automóvel. Podem ser unidireccionais (um só sentido) ou bidireccionais (dois sentidos) e são regra geral adjacentes a vias de circulação automóvel ou em corredores verdes independentes da rede viária.
História
A prefeitura de Paris criou, em 1862, caminhos especiais nos parques para os velocípedes para não se misturarem com as charretes e carroças, dando assim origem às primeiras ciclovias.
A construção de pistas cicláveis massificou-se durante o programa de autobahns no Nacional Socialismo Alemão nos anos 1930 do século XX, com a intenção de retirar as bicicletas das rede viária, que impediam os automóveis, que começavam a ser produzidos pela indústria automóvel, de atingir as velocidades desejadas.
Estradas (vias arteriais ou rurais)
Dados de acidentes registrados pela polícia do Reino Unido indicam que em vias sem cruzamentos (vias arteriais ou interurbanas), 17% dos acidentes foram provocados por colisão traseira. A taxa de mortalidade aumenta com o limite de velocidade da estrada: 5% em estradas onde o limite é 50 km/h, 12% em 64 km/h, 21% em 100 km/h e 31% em 110 km/h.[12]
O uso de espaços segregados para ciclistas em vias arteriais ou interurbanas parece estar associado à redução do risco de acidentes. Na Irlanda, a instalação de grandes acostamentos nas vias interurbanas na década de 1970 resultou num decréscimo de 50% de acidentes com ciclistas.[13] Foi reportado que os Holandeses também encontraram que vias segregadas para bicicletas levaram a uma redução de colisões no meio rural
As 11 cidades bicicleta amigável "do mundo
São as cidades que lhe fazem tão fácil fazer uma turnê em duas rodas. Un modo estupendo de acercarse a una ciudad, al mismo tiempo que se hace algo de ejercicio. Uma ótima maneira de se aproximar de uma cidade, ao mesmo tempo fazer algum exercício. Puedes ir a tu ritmo, parar donde te apetezca, es ecológico, es más rápido que pasear para las distancias largas en grandes ciudades y te permite sentir las calles de la ciudad mucho más cercanas que si te mueves dentro de un vehículo a motor. Você pode ir ao seu ritmo, parar onde quiser, é amiga do ambiente, é mais rápido a andar por longas distâncias nas grandes cidades e permite que você sinta as ruas da cidade mais próxima do que se mover dentro de um veículo a motor.
Aunque no siempre resulta fácil recorrer una ciudad en bicicleta. Embora nem sempre seja fácil de se locomover de uma cidade de bicicleta. Ciudades sin carriles bici, sin lugares donde aparcarlas, sin opciones para alquilarlas o para cogerlas prestadas, sin vagones especiales en trenes o metro para transportarlas… Muchas son las ciudades que se van sumando a este medio de transporte, aunque aún queda mucho por recorrer. Cidades sem ciclovias, há lugares para estacionar, sem opções para alugar ou pedir emprestado para levá-los sem vagões especiais para transporte ou metrô ... Existem muitas cidades que são adicionados a este meio de transporte, embora ainda haja muito a ser feito.
Al contrario de lo que pudiera parecer, y como muestra la fotografía, correspondiente a Ámsterdam , no todas las ciudades están situadas en países con un clima excelente. Ao contrário do que possa parecer, como mostrado na foto, o que corresponde a Amesterdão, nem todas as cidades estão localizadas em países com um clima excelente. La nieve no parece acobradar a los más bici-friendly . A neve não parecem acobradar mais moto-friendly. Sin embargo, en un país como España deberíamos apostar más por este medio de transporte, ya que el clima es un punto muy a favor . No entanto, num país como a Espanha deve apostar mais sobre este transporte, pois o clima é muito favorável. Sólo Barcelona tiene el honor de aparecer en el listado. Apenas Barcelona tem a honra de figurar na lista. Éstas son las 11 ciudades que mejor te lo ponen para pasearlas en bici: Estas são as 11 melhores cidades para pasearlas você colocá-lo na moto:
•Amsterdam, en Holanda. Amsterdã, Holanda. Más del 40% de los movimientos de tráfico se realizan en bicicleta en esta capital. Mais de 40% dos movimentos de tráfego de bicicletas em Pequim.
•Portland, en Oregón, EEUU, también cuenta con una amplia tradición ciclista en sus calles. Portland, Oregon, nos EUA, também tem uma longa tradição do ciclismo em suas ruas.
•Copenhague, en Dinamarca, tampoco pone como excusa el frío para coger la bici. Copenhague, na Dinamarca, nem o frio como desculpa para levar a moto.
•Boulder, en Colorado, EEUU, impulsa programas públicos y cursillos para promocionar el uso de la bici. Boulder, Colorado, EUA, promove programas públicos e workshops para promover o uso da bicicleta.
•Davis, en California, EEUU: la ciudad, de 65.000 habitantes, cuenta con más de 160 kilómetros de carriles bici. Davis, Califórnia, EUA: a cidade de 65 mil, tem mais de 160 quilômetros de ciclovias.
•Sandnes, en Noruega, ciudad piloto para un programa guberamental que pretendía reducir el tráfico a motor en el país. Sandnes, Noruega, piloto da cidade guberamental um programa que visa reduzir a circulação automóvel no país. Lo consiguieron. Eles tiveram sucesso.
•Trondheim, también en Noruega. Trondheim, Noruega também. Esta ciudad cuenta con el honor de haber instalado la primera rampa mecánica para subir en bici del mundo. Esta cidade tem a honra de ter instalado a primeira rampa mecânica para subir de bicicleta no mundo. Ni las pendientes inclinadas pueden con las ganas de ir a dos ruedas. Ou encostas íngremes pode com o desejo de ir em duas rodas.
•San Francisco, en EEUU. San Francisco, EUA.
•Berlín, en Alemania. Berlim, Alemanha.
•Barcelona, en España. Barcelona, Espanha.
•Basilea, en Suiza. Basileia, Suíça.
Veja esse exemplo do pessoal da cidade de Porto Alegre
Projeto de lei de Iniciativa Popular de Incentivo ao Transporte Coletivo e de Propulsão Humana
dezembro 13, 2010 in Uncategorized
Tags: Bicicleta, Ciclofaixa, Ciclovias, mobilidade urbana, Políticas de Mobilidade, Projeto de lei de Iniciativa Popular de Incentivo ao Transporte Coletivo e de Propulsão Humana, Propulsão Humana, transporte coletivo
A todos e todas que se interessam por uma mobilidade urbana mais justa, menos poluente…
Projeto de lei de Iniciativa Popular de Incentivo ao Transporte Coletivo e de Propulsão Humana
Amigas e amigos,
O trânsito em Porto Alegre está caótico, o transporte público deixa muito a desejar e falta segurança e estrutura para quem usa a bicicleta como meio de transporte. Por isso pedimos a todos que moram e votam em Porto Alegre assinem Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Incentivo ao Transporte Coletivo e de Propulsão Humana.
http://www.petitiononline.com/PITCEPH/petition.html (quem assinou a versão escrita, não assine a versão online! E vice-versa.)
Através dele queremos forçar a Prefeitura de Porto Alegre a investir mais nesses modais, o que acreditamos que com a melhoria do transporte público e segurança para quem usa a bicicleta como meio de transporte podemos tornar nossa cidade mais agradável, com menos violência no trânsito, menos poluição sonora e atmosférica, menos congestionamentos, enfim, uma cidade mais humana, mais divertida e habitável.
fonte:http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/2010/12/13/projeto-de-lei-de-iniciativa-popular-de-incentivo-ao-transporte-coletivo-e-de-propulsao-humana/
Se você acha possivél fazer uma Ciclo Via no anel Viária do SJC no Fundo do Vale deixe seu comentário suas ideias, e vamos usar as bicicletas que estão lá no fundo da garagem pois mais bicicletas mais ciclovias agora quanto mais carros mais vias, veja alguns beneficios da bicicleta.
Benefícios da bicicleta para a saúde.A utilização das bicicletas como meio de transporte é cada vez mais recomendada, não só pelos que se preocupam com questões de mobilidade e meio ambiente, mas também por médicos - que veêm o transporte em bicicletas como uma grande oportunidade para as pessoas realizarem o mínimo de exercícios físicos diários requerido para a manutenção da saúde.
Benefícios da bicicleta para a saúde
•50% de redução no risco de desenvolver doenças cardíacas coronárias;
•50% de redução no risco de desenvolver diabete adulta;
•50% de redução no risco de se tornar obeso;
•30% de redução no risco de desenvolver hipertensão;
•Declínio de 10/8mm Hg na pressão sangüínea em assuntos de hipertensão (um efeito similar àquele obtido por drogas anti-hipertensão);
•Redução da osteoporose;
•Alívio dos sintomas de depressão e ansiedade;
•Prevenção de quedas na terceira idade;
•Estímulo aos músculos das vétebras dorsais (costas), coxas e glúteos;
•Estímulo ao sistema imunitário e aumento do número de glóbulos brancos;
•Diminuição do mau colesterol e da obesidade;
•Terapia para depressão, estresse, violência, déficit de atenção e ansiedade.
Deixe seu comentario, e suas ideias junte grupos para ir ao trabalho leve ideias a sua empresa e se precisar da gente estamos aqui.
Pedalavalle Por um Valle do Paraiba Ciclo Viàvel