Ah, sol! Tem coisa mais gostosa depois de um inverno chato (chuvoso ou bem rigoroso, frio e ventoso como aqui)? A luz natural do sol nos revigora a alma, nos aquece e fornece a vitamina D que nossa pele precisa. Mas, é preciso ter cuidado com os banhos de sol.
Todo mundo sabe que uma exposição prolongada pode causar ensolação, mas será que você sabia que os raios UV (ultravioleta) podem dilatar os vasos sanguíneos , criar rugas e causar câncer de pele? É melhor prevenir do que remediar… cuide de sua pele sempre e previna queimaduras causadas pelos raios de sol, aparentemente inofensivos.
No pingo do meio-dia, como se diz na minha terra, a melhor coisa que temos a fazer é ficar em local protegido do sol. Mas, para aproveitar melhor as manhãs e tardes de sol, aplique um protetor solar meia hora antes de se expor ao sol, ou seja, sair de casa.
Segundo a ACD – Associação Canadense de Dermatologia, é importante proteger a pele exposta aplicando generosamente um protetor solar com FPS 30 ou mais, que oferece grande proteção contra os raios UVA e UVB (que pinóia é isso? Vide Ultravioleta).
Também muito importante é a escolha da marca de creme. Este, deve apresentar o selo da ACD. A mesma coisa acontece em vários países, em que os produtos devem apresentar o selo do órgão responsável pela averiguação das normas de qualidade.
Não esqueça de re-aplicar o filtro solar (ou protetor solar, é a mesma coisa) a cada duas horas. Segundo estudos recentes da Universidade da Califórnia, o fato de não fazê-lo, diminuiria a sua efetividade, podendo causar, inclusive, mais dano às células do que o não uso do filtro solar, devido à liberação de radicais livres extras emitidos por substâncias químicas presentes no filtro. Você deve re-aplicar sobretudo depois do banho prolongado, ou alguma atividade intensa com transpiração excessiva
Publicado em 16th December 2009 em Beleza Pura, Eu compraria..., Saúde Feminina