Português vence a 3ª etapa do Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo
24/08/2009 - 13:20:56 - por FS - AI MBraga Comunicação
A equipe portuguesa Barbot/Siper/Vila Flor foi o grande destaque da terceira etapa do Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo, realizada nesta segunda-feira, entre as cidades de São José dos Campos e Atibaia. Ao final dos 113 quilômetros de percurso, o time europeu colocou sete dos seus oito atletas entre os 20 melhores, confirmando a força do representante lusitano, terceiro colocado na Volta de Portugal deste ano. O ciclista Sérgio Ribeiro foi vencedor, fechando a etapa com o tempo de 2h26min13seg393, média de 41,9 km/h e vantagem de apenas 3 centésimos para seu companheiro de equipe, Bruno Pires, 2h26min16seg744. O brasileiro Magno Nazaret, da Fapi Funvic/Sundown/JKS, de Pindamonhangaba, fechou o pódio com o terceiro lugar, 2h26min17seg.
Após três etapas a liderança individual é de Sérgio Ribeiro, com 4h37min34seg, seguido por Bruno Pires, 4h37min41, e Magno Nazaret, 4h37min47seg. Por equipes, a primeira colocação está com a Barbot/Siper/Azeite Vila Flor (POR), 13h53min41seg, vindo em segundo a Scott/Marcondes Cesar/São José dos Campos, 13h54min07seg, seguido de Fapi/Funvic/Sundown/JKS/Pindamonhangaba, com 13h56min37seg.
A competição prossegue nesta terça-feira com o trecho mais longo da edição 2009. Serão 247 quilômetros entre as cidades de Atibaia e São Carlos, com previsão de duração de cinco horas. A largada está marcada para as 6h50, com transmissão ao vivo pela Rede Globo, no Bom Dia São Paulo.
Especialista em montanha, a equipe portuguesa soube aproveitar bem o trecho de subida para conseguir se destacar na etapa. O domínio foi tão grande, que a poucos quilômetros da chegada em Atibaia, sete atletas da equipe escaparam. Mesmo com a reação do pelotão no final, Sérgio e Bruno conseguiram segurar a boa vantagem e cruzaram a linha de chegada praticamente juntos.
"A equipe veio bem preparada e com grandes pretensões nesta competição. Nesta etapa, fizemos um planejamento técnico para que todos chegassem bem ao final e pudessem brigar pela vitória. Acompanhei meu companheiro Bruno, um excelente montanhista, e pude fechar em primeiro”, explicou o vencedor Sérgio Ribeiro. "Nosso desempenho mostrou que não viemos aqui para passear, como muitos disseram”, desabafou o atleta que lidera no geral individual, por pontos e as metas volantes.
Para o técnico Carlos Pereira, o grupo trabalhou bem no trecho de montanha. "Somos um grupo que se destaca em trechos de subida. Por isso, acabamos levando vantagem e vamos aproveitar a classificação geral, já que as demais etapas são fáceis”, declarou.
A classificação final da terceira etapa deixou evidente a representatividade da prova. Afinal, são sete países representantes, mas compostas por atletas de diversas nações. Entre os primeiros da etapa, por exemplo, estavam corredores de Portugal, Brasil, Dinamarca, Argentina, Venezuela e Uruguai.