segunda-feira, 3 de agosto de 2009

VOLTA DE SÃO PAULO

Prova começa dia 22 na capital
Conheça o percurso das 9 etapas
Fotos de Sérgio Shibuya

Na última semana de agosto, entre os dias 22 e 30, o melhor do ciclismo nacional e destaques do exterior estarão reunidos em São Paulo para a disputa da sétima edição do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo.

Trata-se de uma das mais importantes provas da América Latina, válida para o ranking da União Ciclística internacional (UCI).

Ao todo, a competição terá 1.289.4 quilômetros por estradas do estado, passando por cerca de 70 municípios. Pois é justamente o percurso uma das atrações do Tour do Brasil, proporcionando todos os tipos de desafios aos atletas.




O roteiro contempla cidades que apóiam o ciclismo de forma efetiva.

O percurso deste ano já é bastante conhecido das equipes. As cidades-sedes desta edição já estão acostumadas à competição e à presença dos atletas, proporcionando uma agradável estada em todas elas.

Depois do contrarrelógio por equipes de 6 km em São Paulo, no dia 22, que abre oficialmente a disputa, as equipes seguirão no dia 23 para São José dos Campos, um trecho plano e bastante rápido.

A terceira etapa levará a caravana para Atibaia, com a incrível chegada na Praça Claudino Alves, próximo à Matriz, após 113 km.

Por falar em chegada, a quarta etapa levará os atletas do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo 2009 para São Carlos, a etapa mais longa da prova, com 247 km, mais uma vez com uma final emocionante e que costuma atrair grande público.

De São Carlos, eles partirão para Ribeirão Preto, com quase 100 km, que marcará a metade do Tour do Brasil. Trata-se de um trecho rápido e que não deverá trazer muitas dificuldades para os atletas.




Na verdade, será um refresco antes da próxima etapa, Ribeirão Preto/Bauru, uma das mais longas da competição, com 211, 6 km e que marcará a sexta etapa, já no retorno a São Paulo.

No dia seguinte, outra etapa longa, que levará os participantes de Bauru a Sorocaba, com 181 km, que praticamente poderá determinar quem continuará brigando pelo título de 2009. De Sorocaba, os ciclistas seguirão para Campinas, em mais um trecho rápido e preparará as equipes para a etapa final.

A concentração para o trecho que fechará a edição 2009 do Tour do Brasil Volta Ciclística de São Paulo 2009 será em Jundiaí, de onde os atletas partirão para a etapa final, terminando na Avenida Luis Carlos Berrini, em frente à Rede Globo de Televisão, após 51,5 km.

ETAPAS

- DIA PERCURSO KM
1ª etapa 22/08 São Paulo - crono por equipes 6
2ª etapa 23/08 São Paulo/São José dos Campos 91,1
3ª etapa 24/08 São José dos Campos/Atibaia 113
4ª etapa 25/08 Atibaia/São Carlos 247
5ª etapa 26/08 São Carlos/Ribeirão Preto 99,5
6ª etapa 27/08 Ribeirão Preto/Bauru 211,6
7ª etapa 28/08 Bauru/Sorocaba 181
8ª etapa 29/08 Sorocaba/Campinas 169,6
9ª etapa 30/08 Jundiaí/São Paulo 51,5



Os principais times do país e convidados do exterior estarão na sétima edição do evento, que terá um total de 21 equipes, sendo dez pelo ranking nacional, seis estrangeiras e cinco convidadas brasileiras. A organização já enviou os convites às equipes e as confirmações deverão acontecer nos próximos dias.

De qualquer forma, times como DataRo/Cordeirópolis (SP), Fapi Funvic/Pindamonhangaba (SP), São Lucas/Americana (SP), Scott/Marcondes Cesar/São José dos Campos (SP), Padaria Real/Cannondale/Sorocaba (SP), Cesc/Sundown/Nossa Caixa/São Caetano do Sul (SP), GRCE Memorial/Santos (SP), União/Assis (SP), Avaí/Florianópolis (SC) e São Francisco/KHS/Nossa Caixa/Ribeirão Preto (SP), entre outros, são esperados.

O Tour do Brasil - Volta Ciclística de São Paulo 2009 é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom, Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC), com apoio especial do Governo do Estado de São Paulo. A supervisão é da União Ciclística Internacional (UCI), CBC e FPC, com apoio especial das Secretarias Estaduais de Esporte e Turismo, de Transportes, de Segurança Pública, Polícia Militar Rodoviária do Estado e São Paulo, além do apoio das concessionárias, cidades e órgãos público envolvidos. A promoção e transmissão são da TV Globo, SporTV e Globo Internacional