quarta-feira, 26 de maio de 2010

DIA DO DESAFIO 26/05/2010

COQUINHO AO CENTRO


DA ESQUERDA PARA DIREITA, ITO ORGANIZADOR DO EVENTO,ROSELI (CASA DOS JOVENS),COQUINHO(PEDALAVALLE),OLIMPIO(SESC SJC),CRISTIANO(PREFEITURA),
OSWALDO FERREIRA(SESC).ZÉ GERALDO BASQUETE, INAUGURAÇÃO DO EVENTO
NA CASA DOS JOVENS

ORGANIZADORES DO EVENTO SEWC PREFEITURA DE SJC


FERNANDINHO GUIA DO PEDALAVALLE COM SUA CALOI 2.4

PESSOAL CHEGANDO PARA O PASSEIO DO CORUJÃO

CONCENTRAÇÃO NO ESTACIONAMENTO DO SESC
HISTORIA DO DIA DO DESAFIO

No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o n úmero de pessoas envolvidas na atividade.
No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante.
O Dia do Desafio passou a realizar - se todos os anos na última quarta - feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em n úmero de cidades e em total de participantes.
Cronologia
1995 - o SESC São Paulo realiza o evento no Brasil pela primeira vez, em parceria com a TAFISA.

1996 - a prefeita de São José dos Campos - SP traduziu o evento de maneira simples: "é uma grande brincadeira. Faz com que as pessoas se lembrem que a vida não é só trabalho".

1997 - o SESC SP passa a coordenar as atividades do Dia do Desafio para a América Latina, trabalhando em conjunto com as Prefeituras Municipais.

1998 - a cidade de São Paulo participa pela primeira vez do movimento em caráter experimental, como auto - desafio.

1999 - o evento teve um grande crescimento, estabelecendo parcerias cada vez mais sólidas com instituições como UNESCO, ISCA, FISPt, entre outras.

2000 - o SESC SP assume a coordenação do Dia do Desafio em todo o Continente Americano. Além da disputa tradicional, as cidades brasileiras estabeleceram desafios prévios com cidades de outros continentes.


2001 - o Dia do Desafio no Continente Americano estabelece um recorde de participação entre as coordenações do evento, destacando - se em número de cidades e em total de pessoas participantes.

2002 - O Presidente da TAFISA visita o Brasil para conhecer as ações e o desenvolvimento do projeto no continente.

2003 - no Brasil, o projeto de lei n. 1300, do Congresso Nacional, decretou a instituição do Dia Nacional do Desafio, para incentivar a prática diária de atividade física ou esportiva.

2004 - a proposta do Dia do Desafio de ampliar a interação das pessoas com os espaços urbanos revelou alternativas para lazer e diversão e resultou num melhor aproveitamento de parques e espaços públicos, em várias cidades.

2005 - a comemoração do 10ºaniversário do Dia do Desafio ressaltou a importância da atividade física permanente. A publicação do livro “O Desafio do Movimento”e o Seminário Vida Ativa, Ação Comunitária reforçaram os conceitos do evento.

2006 - o intercâmbio cultural foi o foco deste ano e o Dia do Desafio motivou as pessoas a buscarem integração entre diferentes culturas, melhor conhecimento entre as cidades parceiras e construção de uma corrente de movimento que uniu culturas, raças e faces.

2007 - no ano dos Jogos Pan - Americanos, o evento trouxe à tona a idéia de deixar a emoção da vitória aos atletas enquanto os cidadãos comuns avançavam mais um passo em direção a uma vida mais saudável, considerando o esporte como atividade acessível a todos.

2008 - o conceito principal foi criar laços entre as pessoas. O movimento começou com um cidadão, reuniu outros até alcançar um harmonioso compromisso comunitário para utilizar o tempo livre para promover o envolvimento social.

2009 - uma atualização da imagem e dos conceitos enfatizaram a dimensão do evento e o alcance da prática da atividade física. A nova identidade visual apresentou diversas maneiras de incentivar e mobilizar as pessoas.



http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/historia.cfm?lang=pt-br