sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A importância do Alongamento


A importância do Alongamento

Qual foi a última vez em que você alongou antes de uma pedalada? Pois é, tão importante quanto antes é alongar depois.

O alongamento é fundamental para o bom funcionamento do corpo, entre os principais benefícios destacamos a preparação do nossos músculos para as atividades, prevenção de lesões tendíneas e musculares, liberdade dos movimentos articulares, promoção de relaxamento, ativação da circulação sangüínea.

A sua falta pode predispor e potencializar inúmeras disfunções e lesões ortopédicas, isto acontece porque o encurtamento muscular desestrutura nosso corpo e faz com que, principalmente nossas articulações, trabalhem sobrecarregadas, desgastando-se mais rápido que o normal e, muitas vezes diminuindo suas condições de prática saudável. Através da sua prática regular, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias dos treinos e competições.

Já existem academias de ginástica com diversas atividades onde é possível colher os benefícios do alongamento, através de atividades como yoga, pilates, body balance e aulas específicas de alongamentos.

Eduardo Henrique
Professor de Cycling,
Runway - Unidade Sudoeste
(Brasília - DF)

Para alcançar seus benefícios deve-se manter a posição de alongamento por no mínimo 20 segundos, de modo estático, evitando trancos. Outro fator importante é associar a respiração ao exercício; durante a posição de alongamento deve-se respirar lenta e profundamente para total relaxamento da musculatura. Durante sua execução é importante sentir uma sensação de estiramento leve no ventre muscular e, no caso de dores na articulação, interromper sua execução e buscar auxílio com um profissional de educação física ou fisioterapeuta.

O alongamento é o melhor remédio para regressão daquela incômoda contração muscular involuntária chamada cãimbra. Porém, durante um quadro de lesão muscular, o alongamento deve ser abolido até que essa lesão esteja completamente reabilitada.

E lembrem-se, por mais que os membros inferiores sejam os mais requisitados, pescoço, ombros, braços e ante-braços, e tronco, também Precisam serem alongados.

Por isso não esqueçam, acordem mais cedo e alonguem-se antes e depois, e boa pedalada!!!




Eduardo Henrique
Professor de Cycling
eduardo.henrique@terra.com.br